A Associação Magnália Dei está localizada, desde 1962 na zona leste, no bairro Itaim Paulista, quando a D. Tereza, reconhecida como a catadora mais antiga do Brasil, se mudou para a região.
Um dos desafios que deram origem a Magnália Dei foi poder continuar cuidando de pessoas que se tornaram seus acolhidos, catadores avulsos e moradores de rua. Com o crescimento dessa demanda, que já contava com 25 membros, D. Tereza decidiu criar uma associação para que pudesse ter capacidade de um numero maior de acolhimentos. A partir dai a Associação não parou mais de receber pessoas em situação de exclusão e que não possuíam as mínimas condições de sobrevivência e trabalho dignos, atuando desse modo como Casa de Passagem.
Modo de recolhimento de materiais: A Associação não possui veículo próprio para a coleta nos bairros e não recolhe materiais para comercialização. Os recicláveis que chegam à Associação vem por meio de doação ou através dos catadores autônomos que se utilizam do espaço para a triagem e armazenamento desses materiais.